quinta-feira, 25 de março de 2010

ESTUDOS SOBRE PROJETOS

ESTUDOS SOBRE PROJETOS DE PESQUISAS: FOMENTANDO A METODOLOGIA DE PROJETO DE PESQUISAS NA ESCOLA, NA SALA DE AULA / 2010

ESTUDOS E ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO DE PESQUISAS
ADAPTADO PARA A NOSSA REALIDADE.

REFLEXÃO

Através do estímulo a reflexão, a escola deve potencializar o material humano e criar indivíduos conhecedores da mutabilidade de sua realidade e reconhecedores de seu papel histórico implicando finalmente no “ ímpeto de mudar para ser mais
( Paulo Freire )

Tema Geral da Feira de Ciências /2010
As linguagens e os diversos meios tecnológicos: do primitivo ao contemporâneo.


v OBJETIVO: fomentar a discussão sobre procedimentos, etapas e tipificação de projetos de trabalho junto aos professores e alunos.
v No desenvolvimento dos Projetos de Trabalho, o professor deve pensar nos objetivos educacionais e nas necessidades de aprendizagem da turma, observando três etapas:

v 1. PROBLEMATIZAÇÃO:
v Ponto de partida do projeto. Nesta etapa ocorre a definição do tema que poderá surgir das discussões geradas na turma, dos interesses da comunidade, dos temas atuais etc. Os alunos(as) irão expressar suas idéias, suas opiniões, expectativas, vivências sobre esse tema extraído do seu interesse e da sua realidade. Essa etapa é fundamental e caracteriza a oportunidade de levantamento do conhecimento prévio do aluno(a), detectando o que ele já sabe e o que ainda não sabe a respeito do tema em questão.Neste momento questões levantadas:
l O que sabemos ?
l E o que queremos saber ?
· Ajudam-nos na organização do projeto pelos professores e alunos(as).

2. DESENVOLVIMENTO: É o momento em que se busca resposta para as questões e hipóteses levantadas na problematização. Utilizam-se nesta etapa, estratégias diversificadas para que os alunos(as) se deparem com situações que os (as) levem a debater, confrontar com experiências, conhecimentos e opiniões diversas, ressignificando seus conhecimentos. Fazem parte desta fase:

PREPARAÇÃO: COMO VAMOS FAZER ?
Coleta e seleção do material bibliográfico ( revistas, dicionários, livros, enciclopédias, jornais, filmes, dvds, gravador, Internet, câmera fotográfica, etc.
Suporte logístico da Escola: o LEC, o LEI e o Centro de Multimeios;
Apoio Pedagógico: professores(as) e a Coordenação Pedagógica;
Organização das equipes. ( obs: recomendamos que o número máximo de componentes limite-se a 05 cinco alunos(as).
Articulação do Projeto com os Referenciais Curriculares Básicos.
Registro das atividades e reuniões das equipes para apreciação do professor/tutor.

EXECUÇÃO: QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO / QUANDO FAREMOS ? QUEM FARÁ?

l Distribuição das tarefas; ( com os alunos e acompanhamento do professor );
l Atividades de pesquisa; ( aluno ou grupo com tarefas específicas );
l Horário de estudo, coleta de informações e entrevistas;
l Confronto das idéias ( análise de idéias diferentes);
l Coordenação de ponto de vista diferentes ( professor );
l Revisão, apreciação da turma; o que está e como estão fazendo;
l Participação ativa, cooperação com outros grupos;
l Redação do projeto “ compactação dos escritos “;
l A realização das pré-apresentações.
l Então, cada projeto de pesquisa tem seu próprio olhar. Resultante das pesquisas bibliográficas e de campo realizadas pelas equipes. Quanto mais pesquisas, estudos, sistematização e compromisso da equipe mais relevante será o projeto. Mas, é necessário que haja um planejamento cuidadoso para que os objetivos sejam atingidos. Dispondo de elementos que respondam as questões:
v O que será pesquisado?
v O que você quer fazer?
v Como você planeja fazer?
v Onde será realizada a pesquisa?
v Já existe alguma coisa feita na área?
v Como será realizada a pesquisa?
v Quais são os RECURSOS necessários a sua execução;
v Qual o TEMPO necessário a sua execução?
v Que investimentos financeiros são necessários?
v Quem são os responsáveis pela sua execução?
v Que ou quais contribuições o projeto trará para a minha escola, para os meus estudos, para a min há comunidade... A relevância do meu sub-tema! Identificá-lo com clareza. Já que o Tema Geral já foi escolhido.
v Lembrar da relevância e buscar contextualizar na minha realidade...


3. SÍNTESE:
É o momento de superação das hipótese iniciais e da construção de novas aprendizagens, que passam a integrar o conhecimento prévio do aluno(a) e servem para desencadeamento de outras situações e aprendizagens.

São dois os tipos de Projetos de Trabalho:
a) Projeto de Investigação: são os que investigam questões da realidade e que despertam a curiosidade do educando. Nesse processo investigativo, professores e alunos passam por diferentes áreas de conhecimento, na busca de melhor compreensão da sua realidade física, social e cultural. Surge ainda da necessidade de se aprofundar conhecimentos.
b) Projeto de Empreendimento: tem um objetivo concreto definido e como meta um produto final. Ex: um experimento, uma feira de ciências, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
No nosso caso: “ Feira de Ciências” podemos dizer que há uma verdadeira sintonia entre essas duas modalidades de projetos. Pois, anterior a elaboração de Um produto final, o(a) aluno(a) vivencia todo o processo de problematização, pesquisas, investigação, sistematização de dados e informações e formatação, etc. Em suma os dois se complementam. Também denominaremos o nosso projeto de trabalho como sendo um Projeto de Pesquisa. Posterior a realização e vivência da Feira de Ciências é que os(as) alunos(as) formatarão o Relatório Final do Projeto.

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DA FEIRA DE CIÊNCIAS / 2010

l 1. DESENVOLTURA, POSTURA, COMPROMISSO E ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE; ( PROCESSO )
l 2. DESENVOLVIMENTOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA DISCIPLINA ESCOLHIDA PELA EQUIPE; ( PROCESSO )
l 3. DOMÍNIO DO TEMA: SUB-TEMA TRABALHADO; ( PROCESSO)
l 4. APRESENTAÇÃO DA EQUIPE “ STANDE” NA FEIRA DE CIÊNCIAS;
l 5. RELEVÂNCIA SOCIAL DO PROJETO;
l 6. CONTEXTUALIZAÇÃO COM O TEMA GERAL E COM A REALIDADE.

“ TODA VITÓRIA EXIGE LUTAS E DETERMINAÇÃO... “
JOSÉ ORLANDO FREIRE E SILVA
ANTONINA DO NORTE, MARÇO / 2010COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
OBS: ADAPTADO A REALIDADE COGNITIVA E AOS NOSSOS OBJETIVOS.

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